Boot pelo DVD do Windows 7 não funciona

Em algumas máquinas, a inicialização (boot) pelo DVD do Windows 7 não funciona.

Tentamos com a mídia original (Windows 7 Professional do Action Pack), baixamos do site de parceiros da Microsoft e gravamos com diversos gravadores (LG, Samsung, IDE e SATA), inclusive em velocidade 4X. Tentamos o boot com diversas combinações de drive e mídia. Nada funcionou com duas de nossas estações de trabalho mais antigas, ambas AMD Athlon XP.

O problema é localizado. Diversos outros DVDs (inclusive o Vista) dão boot sem problema nestas mesmas estações. Outro ponto é que o mesmo DVD do Windows 7 que não funciona nelas funciona em máquinas Intel mais recentes. Imaginamos que o problema deva estar relacionado com o tamanho dos dados do DVD do Windows 7. Aparentemente, quando a mídia tem mais de 2GB, o boot nestes computadores AMD antigos não funciona.

Como não tínhamos muito tempo para pesquisar a origem exata do problema e uma solução mais adequada, o jeito foi esquecer o boot e iniciar a instalação a partir de um outro sistema já funcionando, no nosso caso o Windows Vista. Não é preciso fazer upgrade da instalação atual, pode-se fazer uma instalação nova limpa. Também não é necessário copiar o DVD para o HD, basta iniciar o setup.exe a partir do próprio DVD que o sistema de instalação fará todo o processo.

Um método alternativo que pode funcionar na maioria dos casos de problema com o boot pelo DVD é executar boot por um pen drive. Leia aqui como criar o seu pen drive com boot de instalação do Windows 7.

blog comments powered by Disqus