Como saber qual operadora presta o serviço de um número fixo ou de celular?

Após a implantação da portabilidade numérica no Brasil, o usuário passou a ser dono do seu número de telefone. Assim, não é mais possível identificar a operadora apenas pelo prefixo do número. Ficou mais difícil responder ao problema: dado um número, qual tronco da minha central telefônica devo utilizar para obter a melhor tarifa?

A Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações – ABR Telecom é a entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil. Eles disponibilizam uma consulta aberta ao público de qual é a operadora de um dado número (fixo ou móvel). A porta TCP não é a 80 (padrão do HTTP) mas sim 8080. Se a página não carregar, fale com o administrador da rede que você está usando, pois provavelmente há um regra no firewall impedindo o acesso.

Para quem pensou em automatizar esta consulta, este não deve ser o melhor caminho. A página, apesar de pública, tem um captcha. Captcha é uma imagem gerada aleatoriamente que desafia o usuário a resolver o problema apresentado. Isto garante, até certo ponto, que a consulta está sendo feita por um humano e não por processo automatizado.

Atualização (19/4/2010): Logo após a publicação deste artigo a ABR liberou uma consulta de lote que traz o histórico para N números. Testamos com muitos telefones simultaneamente e correu tudo bem. Este sim pode ser um caminho para atualizar automaticamente (ou semi-automaticamente) a sua base de dados de número de celulares com as operadoras que prestam o serviço.

 

blog comments powered by Disqus