Crie um pen drive com boot para instalação do Windows 7

Fui atrás desse procedimento por causa da grande procura que o post sobre falha do boot do DVD do Windows 7 está tendo. A estratégia de criar um pen drive com boot de instalação do Windows 7 é uma alternativa viável e de fácil execução caso você tenha um pen drive de 4GB ou mais disponível para formatar e a máquina onde você ira instalar o Windows 7 aceite boot através de dispositivo USB.

A instalação do Windows 7 com pen drive pode ser bastante útil no caso de querer fazer uma instalação limpa em computadores que não tem drive de DVD, como no caso de um netbook. Use este procedimento para criar o pen drive em uma máquina que já tenha um Windows instalado (2003, 2008, XP, Vista ou 7) e tenha um leitor de DVD.

Você precisará estar logado como administrador de seu Windows XP. No Windows Vista ou Windows 7 a senha de administrador ou uma autorização será pedida quando for necessária.

1. Conecte o seu pen drive

2. Vá em Iniciar -> Executar, digite cmd e aperte Enter.

3. Digite

diskpart
list disk

A saída do comando list disk será semelhante a

  Disco No. Status      Tamanho  Livre    Din  Gpt
  --------- ----------  -------  -------  ---  ---
  Disco 0    Online       699 GB      0 B
  Disco 1    Online       298 GB      0 B
  Disco 2    Online       983 MB      0 B

O seu pen drive aparece como um dos discos. Identifique-o pelo tamanho, pois será necessário já no próximo passo. Se não conseguir identificar o pen drive, execute o procedimento de remoção e execute o comando "list disk" novamente, verificando qual o disco que saiu da lista e volte ao passo 1. Tenha certeza de qual o disco é o seu pen drive, pois executar os próximos passos em disco diferente do pen drive irá danificar sua máquina. No exemplo, usaremos Disco 2.

4. Digite os comandos abaixo, um a um:

select disk 2
clean
create partition primary
select partition 2
active
format fs=NTFS
assign
exit

Agora o seu pen drive já está formatado com o sistema de arquivos NTFS. Ao sair do diskpart o foco voltará para o prompt de comando.

5. Insira o DVD do Windows 7 em seu leitor de DVD.

6. Troque o diretório para o DVD. Você tem que saber qual a letra do seu leitor de DVD (o Windows Explorer mostra). No exemplo abaixo, usamos "D:".

d:
cd d:\boot

7. Vamos usar o bootsect para preparar o pen drive USB como um drive USB NTFS com boot. Veja no Windows Explorer qual a letra que o sistema assumiu para o seu pen drive. No exemplo abaixo foi e:,

bootsect /nt60 e:

Finalizamos com o prompt de comando. Você já pode fechar a janela ou digitar exit.

8. Agora devemos copiar o conteúdo do DVD do Windows 7 para o pen drive. O jeito mais prático é usar o próprio Windows Explorer.

9. Seu pen drive já está pronto para dar boot. Lembre-se de configurar a BIOS de seu computador para procurar discos com boot nas portas USB.

 

blog comments powered by Disqus