Falha no backup do Windows em disco externo

Há alguns dias um dos discos rígidos internos de nosso velho servidor Windows SBS 2003 (Small Business Server) apresentou falhas. Isso nos obrigou a tirar um backup completo do sistema. Como não temos nenhum dispositivo dedicado para backup e o servidor tinha um volume relativamente pequeno de dados (120GB), optamos por fazê-lo no disco rígido externo Western Digital 320GB My Book Home Edition (Part# WDH1CS3200N).

O sistema de backup do SBS gera um arquivo único e assim, 15 minutos após iniciado o processo de backup total, recebemos um erro de "disco cheio". Na verdade o disco tinha espaço de sobra, o problema se encontrava no seu sistema de arquivos, o FAT32. Esse sistema é ideal para unidades externas como pen drives ou discos rígidos por ser rápido, leve e amplamente compatível com dispositivos que aceitam entrada USB como som automotivo, home theaters, impressoras, computadores Linux, MAC, etc. No entanto, o FAT32 limita o tamanho de cada arquivo a 4GB e não disponibiliza funcionalidades como segurança.

Como o nosso objetivo é acessar através de sistemas Windows, optamos por converter o sistema de arquivos do My Book para NTFS. A referência de como proceder para realizar esta conversão sem a necessidade de nova formatação nem perda de dados encontra-se neste artigo de suporte da Microsoft, mas, basicamente, o que deve ser feito é executar, no prompt de comando, o seguinte:

convert e: /FS:NTFS

Onde "e:" é a letra que representa a unidade. Note que de FAT32 para NTFS, não é necessário reformatar a unidade e os arquivos são mantidos. Já o caminho reverso de NTFS para FAT32 não é possível sem reformatar e perder todos os arquivos.

Após alguns minutos de trabalho a conversão estava completa e o backup pode ser executado com sucesso, gerando um único arquivo com quase 120GB de tamanho.

 

blog comments powered by Disqus