Indexação de documentos PDF no Sharepoint

 O Sharepoint e o Windows Sharepoint Services, por padrão, não indexam documentos PDF. Para que o Sharepoint possa indexar conteúdo do site, ele precisa de componentes que implementam a interface IFilter. Para que a indexação funcione, o Sharepoint deve saber como "extrair" as palavras de dentro de um arquivo específico para compor o índice. Assim, a Adobe disponibiliza um componente iFilter que extrai as palavras de documento PDF e disponibiliza para o serviço de indexação do Sharepoint. Veja como instalar corretamente o PDF iFilter em seu servidor Sharepoint ou Windows Sharepoint Services.

Se você for administrador do servidor do Sharepoint, pode fazer com que os documentos PDF sejam corretamente indexados seguindo o seguinte roteiro do site da Adobe, que foi montado com informações que estão disponíveis pelo suporte da Microsoft.

Faça o download do Adobe PDF iFilter 9 para 64-bit. Se a plataforma do seu servidor for 32-bit, faça o download e instale o último Adobe Acrobat Reader que já acompanha o PDF iFilter para 32-bit.

Siga o roteiro para instalação no Sharepoint 2007 (PDF em inglês).

Para o Windows Sharepoint Services 3.0, basta seguir as mesmas instruções do roteiro acima, mas mudar o caminho das chaves da registry de HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Office Server\12.0\Search\* para HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Shared Tools\Web Server Extensions\12.0\Search\*.

Note que o GUID do iFilter é diferente para 32-bit e 64-bit, escolha o apropriado para sua plataforma.

Se ficar difícil de achar um ícone de 16 x 16 pontos para representar documentos PDF nas listagem do sharepoint, use o GIF do início deste artigo. Na mesma página de download há roteiros para habilitar a indexação de documentos PDF no Exchange 2007 e SQL Server 2005 também.

Há uma referência em inglês em support.microsoft.com mas está um pouco desatualizada, sugerindo o download do iFilter 6 32-bit e sem a dica do ícone.

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