Monitore gratuitamente o seu site com pingdom

Numa das vezes em que o Twitter estava com problemas, eles divulgaram este relatório de disponibilidade (ou uptime). Foi assim que descobrimos o pingdom. O pingdom é um sistema de monitoração de sites composto por diversos computadores espalhados pelo mundo.

Com a frequencia que for configurada, um destes computadores conecta no site monitorado usando o protocolo definido: http, smtp, entre outros. O ping também é uma opção, embora nenhuma conexão seja estabelecida e só haja contabilização do tempo de resposta. Se houver falha, um outro computador tentará realizar a mesma conexão, eliminando assim o risco do problema ser na origem e não no destino.

Assim, de minuto em minuto, 24 horas por dia, os dados de uptime do seu site vão se acumulando. A grande utilidade de monitorar um site é ser avisado sempre o serviço do site não estiver disponível. Assim pode-se agir rapidamente para recolocá-lo no ar. As notificações de que o site está com problemas podem ser recebidas por email, SMS e, para quem gosta de transparência, pelo Twitter.

Outra utilidade é colocar à prova a qualidade da hospedagem do site. Se você tiver um SLA (Service Level Agreement) pode até pedir a multa contratual baseada nessa monitoração. Para exemplificar, este site ficou, em mais de 3 meses, apenas 1h e 20m fora do ar. Isto quer dizer um percentual de 99,94% de uptime, um excelente índice e melhor do que o prometido pelo nosso data center. Além disso, o tempo de resposta médio para a página principal foi de apenas 570 ms, uma excelente marca. Um relatório de uptime com estes dados pode ser disponibilizado publicamente em um endereço do tipo: http://www.pingdom.com/reports/g1pd7tek3rbw/.

Se, além das funcionalidades já citadas, você tiver alguma necessidade especial sobre a disponibilidade de seu site, há uma API (Application Programming Interface) que permite o acesso aos dados do seu site no pingdom através de seus próprios sistemas. Há alguns dias o pingdom disponibilizou uma aplicação para iPhone ou iPod Touch que, com o uso desta API, mostra quando o seu site está com problemas e também disponibiliza relatórios e gráficos bacanas.

pingdom app no iPod Touch

O pingdom presta esses serviços de monitoração de um site gratuitamente, com limite de 20 mensagens SMS. Um plano básico para monitoração de até 5 sites já custa US$ 9.95 por mês.  Para nossa empresa, contribuinte do Lucro Real, contratar os planos pagos já seria complicado. Há diversos entraves na importação de serviços como os impostos ISS, PIS e COFINS e toda a complicação que seria recolhê-los e contabilizá-los. Se alguém conhecer uma empresa brasileira que preste serviços semelhantes a preços acessíveis, e que ainda formalize os pagamentos emitindo NFS-e ou nota fiscal de serviços, por favor nos avise.

Veja o site pingdom

blog comments powered by Disqus