Novidade: sistema de comentários para sites "by Facebook"

O Facebook apresentou um novo sistema que promete ajudar os donos de sites a gerenciarem a participação dos seus usuários com comentários e, como vantagem adicional, trazer mais leitores pro conteúdo. No entanto, promete também aumentar a presença do Facebook na Internet como um todo, fora do seu já enorme domínio atual.

O Facebook Comments permite a substituição dos atuais sistemas de comentários com o Facebook. A instalação é simples, com poucas linhas de HTML e Javascript. Os usuários têm que fazer o login em sua conta do Facebook ou do Yahoo. Esta é uma tentativa de garantir que o "comentarista" seja uma pessoa real. Os usuários podem então optar por ter seu comentário publicado como uma atualização em seu fluxo do Facebook, junto com um link para a página original. Dessa forma, o link e a discussão tem uma maior chance de divulgação dentro do Facebook.

Isso oferece ao publicador uma série de benefícios. Ele obtém mais links para seu conteúdo a partir do 8º site mais popular da Internet brasileira e o 2º do mundo. Há uma boa chance do usuário que está querendo fazer o comentário já esteja "registrado", não precise dar maiores informações ou senha. Além disso o spam, entre outras pichações, fica desencorajado. É fácil o usuário sem educação ser banido e difícil dele criar outra conta influente para fazer mais sujeira.

Uma desvantagem clara deste sistema é que o conteúdo dos comentários não está mais sob controle do site onde é publicado. Se resolver abandonar o sistema, os comentários feitos nele provavelmente serão perdidos. Isso também acontece em outros sistemas como o Disqus, embora este disponibilize excelente ferramenta de exportação dos comentários.

Outro porém: o Google, pelo menos por enquanto, não indexará o conteúdo dos comentários como sendo parte da página. Isso provavelmente implicará em menos relevância no site de buscas para as páginas que adotarem este sistema ao invés de sistema próprio.

Apesar do domínio do tempo dos usuários brasileiros pelo Google e Orkut, o Facebook, com suas excelentes funcionalidades, está crescendo rapidamente. Está também se tornando "o" provedor da identidade dos usuários na Internet. Esta iniciativa dos comentários parece ter o potencial de aumentar ainda mais o ritmo de crescimento da rede social que já é praticamente um império.

Aqui na CRUCIAL, vamos apostar no poder social, tecnológico e financeiro que o Facebook vem obtendo. Provavelmente estaremos entre os primeiros sites de comércio eletrônico a adotar o Facebook Comments aqui no Brasil. Implantaremos em nosso site www.crucial.com.br, inicialmente nas páginas dos produtos:

  • o botão de curtir/recomendar;
  • o sistema de comentários do Facebook; e
  • o Open Graph Protocol.

Neste artigo, eu desliguei o sistema próprio do BlogEngine.Net e coloquei o código necessário para que os comentários sejam feitos no Facebook. Dá pra ver (e testar) o sistema em funcionamento logo abaixo (se você está lendo por RSS ou alguma outra fonte que não executa Javascript, acesse direto no Blog com o link http://cruci.al/fbcb).

blog comments powered by Disqus